POSSO TOMAR VINHO?

24-12-2010 10:32

 Sim Jesus realmente bebia vinho, no entanto é importante salientar que, a bíblia nos apresenta diferentes palavras traduzidas por "vinho". A primeira palavra e a mais comum é (Hb. Yayin) que pode representar o vinho como sendo um suco de uva ou o vinho fermentado (com teor alcoólico). O texto em Neemias 5.18, fala do "vinho (Yayin) de todas as espéci es".


Outra palavra traduzida por "vinho" é (Hb. Tirosh) que significa vinho novo ou vinho da vidima. Essa palavra nunca se refere a bebida fermentada, mas sempre ao produto da videira, tal como o suco ainda no cacho de uvas (Is 65.8) ou o suco doce de uvas recém-colhidas (Dt 11.14, Pv 3.10, Jl 2.24, Is 62.8; 65.8; Os 9.2).

Há ainda uma terceira palavra (Hb. Shekar) que significa bebida forte, esta sim se refere a vários tipos de bebidas fermentadas.

Já no Novo Testamento emprega-se a palavra (Gr. Oinos) para referir-se ao vinho, podendo ser o suco de uva e o suco fermentado. Equivale à mesma maneira a palavra hebraica yayin. Quando Jesus instituiu a Ceia do Senhor (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1 Co 11.23-26) nenhum dos escritores utilizam a palavra Oinos, e sim "fruto da vide" ou seja, suco de uva não fermentado.


 

O Cristão pode tomar uma taça de vinho nas refeições?
 
Frequentemente, encontramos artigos publicados em jornais e revistas falando sobre os benefícios do vinho tinto, baseados em evidências científicas de que a ingestão de pequenas doses diárias da bebida podem reduzir o risco de doenças cardíacas. Criou-se, então, o mito de que uma taça diária de vinho não faz mal, e muitas pessoas aderiram à moda, muitas vezes recomendada pelo próprio médico. Será que o consumo de vinho tinto faz bem à saúde?

Por combater problemas vasculares recomendava-se o uso diário do vinho tinto como um santo remédio. Entretanto, não podemos esquecer que o vinho tinto também contém álcool, popular nas pesquisas científicas por causar danos em quase todo o corpo. Além dos danos físicos, o consumo de álcool também é grande responsável por acidentes de trânsito, problemas conjugais, familiares e sociais.

Recentemente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), na França, publicou um artigo que recomenda o combate do hábito de beber diariamente. Segundo o estudo, consumir uma dose de álcool por dia aumenta o risco de câncer em até 168%, dependendo do tipo de câncer. O risco maior está nos cânceres de boca, faringe e laringe, mas também é aumentado em cânceres de esôfago, colo-retal, do sangue e do fígado.

Conclusão: beber vinho tinto para a saúde do coração não vale a pena, pois os riscos são maiores do que os benefícios. Essa opinião vem sendo defendida também pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na publicação Dieta, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas, 2003, página 90.

Além do quê, que em vários textos bíblicos condena a ingestão de bebidas fermentadas, seja da uva ou de qualquer outra fruta. (Lv 10.9-11; Pv 20.1; 23.29-35; 31.4-7; Nm 6.2,3; Jz13.3,4; Dt 29.56; Is 5.11; 24.9; 29.9; 28.7; Mq 2.11 ).

Há ainda, diversas passagens que a ingestão de bebida alcóolica acabou de forma desastrosa. Noé (Gn 9.21), Ló (Gn 19. 32-35), Nabal (1 Sm 25.36,37), Amnom (2 Sm 13.28), Belsazar (Dn 5.1-4) e Assuero (Es 1.1-10).

Muitos usam o texto Ef 5.18 "Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do espirito Santo", para embasar que o cristão pode sim tomar vinho socialmente só não pode é se embriagar. Porém o texto não resite a uma boa exegese vejamos porque: "Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda..."
Pergunte ao texto: Em que há contenda? A contenda esta no vinho e não no ato de se embriagar propriamente dito. Ao contrário de se encher de contenda (vinho) seja cheio do espirito Santo.

Créditos de postagem:
Anderson Ribeiro

 

 

facebook,twitter